Tinta que só aparece na chuva

A Pantone e designers da School of the Art Institute of Chicago, desenvolveram o Projeto Monsoon, em que as ruas de Seul, na Coreia do Sul, foram pintadas com uma tinta especial que só aparece quando chove, tornando as vias públicas mais coloridas em dias chuvosos.

Rua de Seul, dia de chuva antes e depois da tinta hidrocrômica

Essa é a chamada tinta hidrocrômica, que deixa de ser transparente e se torna opaca quando entra em contato com a água. Além de transformar as ruas de Seattle, as tintas hidrocrômicas foram utilizadas em peças publicitárias incríveis pela Brastemp e pela Lux.

Encarte da Brastemp com tinta hidrocrômica

O encarte criado para divulgar o purificador de água Brastemp foi impresso em papel sintético com aplicação de tinta hidrocrômica. Quando o leitor molha o encarte a tinta hidrocrômica que é branca fica transparente permitindo a leitura de nomes de bactérias (que podem estar presentes em água que não foi bem filtrada) impressos sob ela. Chamada: '' Se você ainda não tem um Purificador de Água Brastemp, este anúncio é para você ''. Foi veiculado na revista Contigo ed. 1807.

Asfalto com tinta hidrocrômica aos primeiros pingos de chuva

O Japão também desenvolveu uma tecnologia interessante que também dá mais vida às cidades em dias chuvosos. Com uma combinação de repelente de água e revestimentos absorventes, os japoneses desenvolveram guardachuvas que revelam formas e estampas quando molhados. Estes guardachuvas são as chamadas Water Magic Umbrella e estão disponíveis na Amazon.

Guardachuvas japoneses que revelam estampas quando molhados

Referências:

https://www.bimbon.com.br/f5/saiba-como-a-tinta-que-aparece-com-a-chuva-funciona/

http://www.anunciosdiferenciados.com.br/tinta_24.html

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • CrieAtive Arqdesign Facebook
  • CrieAtive Arqdesign Instagram
  • CrieAtive Arqdesign LinkedIn
  • CrieAtive Arqdesign Pinterest