Como é escolhida " a cor do ano" que dita tendências em Arquitetura, Design e Moda?

Certamente em 2015 você viu bastante a cor Marsala ou tonalidades próximas como o: vinho, vermelho amarronzado, burgundy, terracota, marrom avermelhado e camurça, você viu em produtos diversos. Mas aí nos perguntamos: Como é escolhida a do ano?

Marsala - cor do ano de 2015

Todos os designers e arquitetos sabem que a "cor do ano" da Pantone influencia muito as criações. A Pantone conta com departamentos específicos onde pesquisadores e profissionais de áreas diversas observam analiticamente o comportamento das pessoas mundo a fora nas ruas, no cinema, nas lojas, na televisão, sempre de olho em figuras-chave que são grandes influenciadores de opinião. O trabalho de “coolhunting” é metódico e, a partir de relatórios detalhados, gráficos e planilhas, durante um ano inteiro, a empresa consegue detectar preferências para o próximo ano.É uma fórmula delicada e que exige muito trabalho e pesquisa, pois essas tendências vão ditar nosso comportamento consumidor no ano seguinte. E então, 2015 foi a Marsala, que trouxe um conceito de equilíbrio, estabilidade e elegância.

Pela primeira vez, a Pantone anunciou duas tonalidades como a "cor do ano" para 2016. Rose Quartz (Pantone 13-1520) e Serenity (Pantone 15-3919) foram as escolhidas. "Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma conexão e bem-estar, bem como uma sensação de ordem e paz", afirma a empresa.

Rose Quartz e Serenity - cores do ano 2016

A Pantone é mundialmente famosa pelo seu sistema numérico de escala de cores e, desde 2000, divulga a cor do ano, sendo referência para a indústria da moda e designers do mundo todo.

Referências: www.osachados.com.br

www.revistadecor.com.br

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • CrieAtive Arqdesign Facebook
  • CrieAtive Arqdesign Instagram
  • CrieAtive Arqdesign LinkedIn
  • CrieAtive Arqdesign Pinterest