Como reformar azulejos antigos sem "quebra-quebra"

Sim, podemos mudar a cara da cozinha ou banheiro nos livrando daqueles velhos azulejos sem a dor de cabeça do "quebra-quebra". Separei aqui algumas sugestões bem mais fáceis de fazer, ssem quebra-quebra que mudam totalmente aquela parede de azulejos que já não agradam mais. Confira!

1- Adesivos de azulejos

A aplicação do produto é bem fácil e o adesivo pode ir onde e do jeito que quiser. Para quem mora de aluguel, os adesivos são uma alternativa ainda melhor: são fáceis de retirar e não deixam vestígio que estiveram ali.

2- Pintar o azulejo

Primeiro limpe eliminando todos os vestígios de sujeira, gordura e mofo. Aguarde a secagem por 24 horas.A tinta usada deve ser a própria para azulejo. Dedique atenção para os rejuntes não ficarem com quantidade menor de tinta se comparado com o centro dos azulejos.

Entre a primeira e a segunda demão, use uma lixa fina para suave alisamento da superfície. Limpe a sujeira feita com o pano seco.

Dentro do banheiro a pintura deve ficar restrita à área externa do box, por causa da umidade.

3 - Pastilhas ou azulejo sobre azulejo

Para essa técnica é preciso que a parede esteja em boas condições, sem infiltrações e percolações. A limpeza dessa base também é necessária, assim como a remoção de camadas de resinas e ceras.

Utilize a argamassa "piso sobre piso" (AC3), esse material é recomendado para o assentamento de placas cerâmicas, porcelanatos e ardósias com formatos de até 45 x 45 cm.

FIQUE ATENTO: Esse método tem uma desvantagem que é a perda de espaço já que as paredes receberão outra camada de argamassa + revestimento. Portas, janelas, tomadas e pontos de saída de água deverão ser reajustados de acordo com as novas dimensões.

4 - Argamassa sobre azulejo

Essa opção elimina de vez qualquer vestígio de cerâmica, deixando a parede lisinha. Certifique-se de que as peças do azulejo existente estejam bem firmes e que não existam infiltrações.

Limpe bem a cerâmica e aplique primeiramente uma demão de fundo fosfatizante. Como a massa corrida não adere à superfície de azulejos, utilize massa acrílica no processo.

Três camadas são necessárias e é preciso lixar a parede a cada demão de massa e aguardar a secagem. Na hora de pintar a nova superfície, dê preferência pela tinta acrílica acetinada ou semibrilho, que são mais resistentes e fáceis de limpar.

Referências: https://www.hometeka.com.br

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • CrieAtive Arqdesign Facebook
  • CrieAtive Arqdesign Instagram
  • CrieAtive Arqdesign LinkedIn
  • CrieAtive Arqdesign Pinterest